GREVE DO INSS: CONFIRA A SEMANA DE LUTAS EM BRASÍLIA
Iniciou-se uma semana muito importante para a greve nacional dos servidores do INSS, com programação de atividades conjuntas em Brasília. O SindisprevRS está presente com uma delegação do Rio Grande do Sul e iniciou na terça-feira (10) ações junto a colegas de outros estados como São Paulo, Sergipe, Minas Gerais, Ceará e Bahia.
10/05/2022
Durante a manhã, um grupo de servidores acompanhou a Comissão do Trabalho, que começou às 9h30 na Plenária 12 do Anexo II da Câmara dos Deputados. Os demais se dividiram em grupos menores e buscaram diálogo nos gabinetes. O objetivo das atividades foi sensibilizar os parlamentares sobre a situação do INSS: quase 3 milhões de cidadãos sem resposta para seus benefícios, população desassistida e péssima estrutura para atender e trabalhar.
11/05/2022
Pela manhã, realização de Ato de greve em Brasília, com concentração em frente ao Ministério do Trabalho e Previdência e caminhada até o Palácio do Planalto, passando pelo Ministério da Saúde.
À tarde, houve reunião com Presidente do INSS e Ministro do Trabalho e Previdência com parlamentares a partir das 14h. O ministro recebeu um grupo de parlamentares e fez o convite para incluir representação do Comando Nacional de Greve na reunião. Do lado de fora, os servidores fazem barulho com instrumentos musicais e palavras de ordem.
Na audiência, o Ministro comprometeu-se em incluir no termo de acordo de greve o encaminhamento de projeto de lei ao Congresso enquadrando o INSS em Carreira Típica de Estado. Toda conquista é em virtude da mobilização da nossa categoria, nos locais de trabalho, na rua, no parlamento! A greve é forte, está sendo reconhecida e dando frutos.
12/05/2022
Importante momento da greve dos servidores do INSS que com muita mobilização conquistaram espaço na Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados, contando com o auxílio do deputado Jones Moura (PSD-RJ) que solicitou a Audiência Pública.
O centro do debate foi a mudança na análise de benefícios previdenciários contida na Medida Provisória 1113/22. Na mesa, houve representações de servidores do Comandos de Greve. Três auditórios da Câmara dos Deputados foram ocupados neste dia por servidores em greve de todo país, para denunciar a situação do INSS e buscar soluções efetivas.
Confira neste a fala da colega Thaize Antunes representando na Fenasps e a fala do colega Daniel Emmanuel representando o SindisprevRS. À tarde, ocorreu nova reunião temática sobre recomposição da tabela salarial. Confira os repasses neste link.
À noite, houve reunião híbrida em Brasília, com os servidores que estavam em caravana participando presencialmente e os demais participando online, com discussão e avaliação sobre os últimos acontecimentos da greve.
A semana de atividades teve como principal objetivo unir os servidores em greve de diversos estados brasileiros e dialogar sobre as pautas do movimento. Além disso, falar sobre a MP 1.113/2022 a fim de conquistar a aprovação de emendas parlamentares que fortaleçam o INSS e valorizem os servidores, especialmente com garantia de Carreira Típica de Estado e ingresso mediante nível superior (confira neste link a MP e as Emendas ne íntegra). Ainda sobre a Medida, os servidores reafirmaram o posicionamento contrário à Emenda 41, que prevê terceirização das atividades e, entre outros problemas, coloca em risco dados dos segurados sem resolver de fato o déficit de cerca de 23 mil servidores do quadro.
Hoje, a busca pela Carreira Típica é uma das formas mais eficazes de defender a Previdência Social como uma responsabilidade intransferível do Estado brasileiro, sem riscos de privatizações. Pelos direitos dos segurados e servidores, a greve do INSS cresce, toma corpo, pressiona e busca apoio em todos os setores da sociedade.