Reunião de aposentados 31/05 - Confira os informes
Os aposentados do SindisprevRS se reuniram nesta terça-feira (31/05) às 15h no auditório do sindicato e com participações online. A pauta foi o acordo de greve do INSS, o andamento das negociações da Saúde, informes do Ministério do Trabalho e a GEAP. Conduzindo a reunião estava a diretora da Secretaria de Aposentados, Rosani Martiny, que realizou a abertura com uma mensagem inicial sobre luta e perseverança.
Após a abertura, o diretor Alcieres Cardoso fez uso da palavra para realizar os informes sobre o Termo de Acordo estabelecido entre os grevistas do INSS e o Governo Federal. Explicou os impactos para os aposentados, como por exemplo a recomposição do vencimento básico, que amenizará a insegurança que existe hoje com a GDASS. Alcieres também contou sobre as mobilizações, os desafios e as vitórias do processo. Saiba mais sobre o acordo aqui.
Também compuseram a mesa as diretoras Rosângela Rodrigues e Mari Íris, da Secretaria de Trabalhadores do SUS, para informar sobre as mobilizações que ocorrem na Saúde desde março. Algumas colegas estão em Brasília cumprindo calendário de luta, que tem como pauta: condições de trabalho, jornada de 30 horas, carreira típica de estado e reposição salarial.
A diretora Vivian Hampe também informou sobre o processo de negociação que ocorreu entre servidores do Trabalho e o Governo Federal, e relatou que no momento ocorre mobilização pelo cumprimento do acordo de greve, com colegas em Brasília representando os demais.
Houve ainda um informe sobre a GEAP, que estava preocupando muitos aposentados da categoria, que temiam um aumento da mensalidade. A diretora Rosani explicou que está previsto um aumento para os planos de saúde individuais e familiares, mas que não atingirá os planos de autogestão, que é o caso da GEAP. Portanto, este reajuste não atingirá os servidores vinculados à GEAP Saúde (que já sofreu reajuste de 2,26% em 2022, em janeiro, impactando a folha de fevereiro). Também não atingirá os servidores da GEAP Estadual (que também terá o reajuste normal de 2,26% em setembro de 2022, impactando a folha de outubro).