Resumo semanal | Comando Nacional de Mobilização
O Comando Nacional de Mobilização segue firme em Brasília pela implementação do acordo de greve firmado entre o Governo Federal e os servidores do INSS.
A agenda da última semana foi de intensa atuação na Câmada dos Deputados, em busca de ampliar a discussão sobre a crise do INSS e angariar apoio dos parlamentares na tramitação do reconhecimento do Seguro Social como Carreira Típica de Estado e do nível superior para cargo de Técnico.
Nos próximos dias, segue o trabalho em busca da implementação do acordo de greve como um todo, com acompanhamento do Comando Nacional junto no parlamento e no Governo. Confira abaixo as últimas ações.
31/05/2022 - Terça-feira
- O CNM acompanhou audiência com a presença do Ministro do Trabalho e Previdência e Presidente do INSS na Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados.
- Em audiência pública na Comissão dos Direitos das Pessoas com Deficiência, os diretores da FENASPS Moacir Lopes e Daniel Emmanuel falaram sobre os problemas no atendimento e a greve do INSS.
- Uma equipe do CNM participou das atividades convocadas pelo FONASEFE como parte da luta pela reposição salarial. Pela manhã houve vigília em frente ao Ministério da Economia e à tarde um ato público no auditório Nereu Ramos na Câmara dos Deputados.
01/06/2022 - Quarta-feira
- Uma equipe do Comando Nacional de Mobilização da FENASPS seguiu o trabalho parlamentar pela implementação do acordo de greve. Como resultado das conversas, o Deputado Federal Jones Moura (PSD/RJ) se comprometeu a buscar assinaturas das lideranças partidárias na Câmara dos Deputados em apoio ao cumprimento do termo de acordo.
- Nos dias 01 e 02/06 houve diálogo com diversos parlamentares e assessores a respeito da instalação de subcomissão para acompanhar a implantação do acordo de greve no INSS, conforme requerimento apresentado pela Dep. Fed. Erika Kokay (PT/DF) no âmbito da CTASP; e pelo apoio das emendas de interesse da categoria visando a Carreira Típica de Estado e o Nível Superior como critério de ingresso na carreira do seguro social na MP 1.113/2022, protocoladas pela Dep. Fed. Fernanda Melchionna (PSOL/RS) e outros parlamentares.
02/06/2022 - Quinta-feira
- Uma equipe do Comando Nacional de Mobilização da FENASPS reuniu com o Dep. Fed. Ubiratan Sanderson (PL/RS), vice-líder do governo na Câmara, para buscar apoio à implementação do termo de acordo de greve. O parlamentar afirmou que está convencido de que a Carreira do Seguro Social deve ser enquadrada como Típica de Estado e se comprometeu a buscar interlocução com o Ministério do Trabalho e Previdência e com a Casa Civil para que o projeto de lei com essa matéria seja encaminhado o mais rapidamente possível para a Câmara dos Deputados.