Saúde do Trabalhador

Sobre

OBJETIVOS DA SECRETARIA

- Lutar pela promoção da atenção à saúde dos trabalhadores públicos por meio da melhoria contínua das condições e das relações de trabalho e da saúde, capacitando o trabalhador para a vigilância e cuidado da sua saúde e de seus colegas;

- Exigir e apoiar as ações voltadas à qualidade de vida no trabalho, com mobilização para participação dos trabalhadores públicos nas ações de promoção, formação e proteção da sua própria saúde.

AÇÕES

- Capacidade de observar a qualidade da relação entre a saúde e o trabalho em seu ambiente laboral, lutando pelo desenvolvimento de ações de prevenção, promoção e vigilância de sua própria saúde e condições de trabalho;

- Acompanhamento e monitoramento da saúde dos trabalhadores públicos pela exigência da divulgação das informações oficiais relativas à situação da saúde do trabalhador, bem como exigir dos órgãos competentes o mapa de afastamentos por doença e acidentes de trabalho e situação atual de lotação nos postos de trabalho;

- Capacitar os trabalhadores para estarem atentos ao processo de notificação dos agravos à saúde dos trabalhadores públicos, bem como orientar e acompanhar o processo de afastamento e retorno ao trabalho por acidente ou adoecimento do trabalho.

- Compromisso para lutar pela promoção da saúde dos trabalhadores públicos, favorecendo-se a criação e manutenção de ambientes de trabalho seguros e saudáveis em suas múltiplas dimensões, com conscientização que é uma luta coletiva que pode promover mudanças efetivas nas condições de trabalho atuais.

 SERVIÇO DE ATENÇÃO À SAÚDE DO TRABALHADOR (SAT)

             O SINDISPREV-RS, através da Secretaria de Saúde do Trabalhador abriu o Serviço de Atenção ao Trabalhador que conta com Psicóloga e Assistente Social para atendimento especializado, e apoio ao enfrentamento das situações de violência psicológica e assédio moral no trabalho.

Contato e Agendamentos:

(51) 8425.6138 - WHATSAPP e Telefone direto. Atendimento diário na sede do sindicato.

Os atendimentos são personalizados e poderão ser realizados em outros horários à combinar, conforme cada situação/possibilidade de comparecimento.

e-mail: sst@sindisprevrs.org.br  

(Atenção! Alguns órgãos federais bloqueiam recebimentos diretos do e-mail do sindicato. Assim, solicitamos o telefone ou seu e-mail particular para que possamos entrar em contato e fazer o agendamento do atendimento!).

Conheça as secretarias