51 3284-1800

SindisprevRS OF

COMPARTILHE:

Dia 25 de julho se comemora o Dia Internacional da Mulher Negra Latinoamericana e Caribenha

mamente baixa a representação das mulheres negras na política. A diferença salarial entre as mulheres negras é absurda, são as que recebem os menores salários. Os feminicídios são mais de 60% entre as mulheres negras.Esta data foi construída quando da realização do 1º Encontro da Mulheres Negras Latino Americanas em Santo Domingo, na República Dominicana em 1992.
Hoje, passados 32 anos da implementação desta data, o racismo, o machismo, a intolerância para com as mulheres, continuam intrinsecamente enraizados na sociedade brasileira.
Ainda é extre
Para a construção de uma sociedade justa é necessário o combate constante ao racismo, ao machismo. Não basta ser contra o racismo, temos que ser antirracistas.
No Brasil, a figura emblemática de representação destas mulheres é Teresa de Benguela, Rainha Teresa, líder do quilombo Quariterê, na divisa do Mato Grosso com a Bolívia, onde hoje se encontra a cidade de Vila Bela da Santíssima Trindade.
Durante 20 anos liderou a resistência contra o governo escravagista da época.
A Rainha Teresa é exemplo de mulher negra que lutou contra a escravidão e via de regra é omitida pela historiografia tradicional.
É necessária a luta permanente para que possamos superar este estágio da sociedade brasileira.

MAIS NOTÍCIAS

Informe sobre a Assembleia Específica do INSS – 13/11

REDES SOCIAIS

AVISOS

CONTEÚDOS