No Dia Mundial da Saúde, celebrado hoje (7/04), o SindisprevRS reforça a pauta de reivindicações dos servidores públicos federais da Saúde que lutam em defesa da Saúde 100% pública, universal e de qualidade, pela NÃO privatização e por melhores condições de trabalho.
Ao lembrarmos que no dia 24 de março de 2025 completamos 5 anos da pandemia do Covid-19, é fundamental enaltecer o empenho e a dedicação incansável dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS) do Rio Grande do Sul durante esse trágico período que viveu o país.
Também é imperioso alertar que o desmonte e o sucateamento do SUS por parte de governos neoliberais, que consideram a saúde pública uma mercadoria, afetam diretamente o serviço prestado à população. Um exemplo disso estão nos dados divulgados recentemente, pela Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre, que demonstram que a capital gaúcha registrou o maior aumento, nos últimos quatro anos, do número de pessoas que estão na fila do SUS aguardando por consultas e exames.
Por esses fatos, a mobilização e a luta dos trabalhadores devem ser permanentes e cada vez mais fortes. Nessa segunda-feira, às 11h, o SindisprevRS e o SindisaúdeRS realizarão um ato contra a redução de profissionais de saúde na área e a precarização dos postos de trabalho. O ato iniciará em frente à Emergência do GHC e continuará com uma caminhada até o Hospital Cristo Redentor. Compareça e junte-se a nós!
Viva o SUS!
Viva aos Trabalhadores do SUS!