Informações Seguro Social – INSS

A Plenária da Fenasps que ocorreu, no último domingo (30/06), decidiu por rejeitar a proposta de acordo apresentado pelo governo e APROVOU GREVE por tempo indeterminado a partir de 16/07, caso o governo não estabeleça processo efetivo de negociação sobre as pautas apresentadas pelas entidades.

Lembrando que na proposta de acordo, o governo rejeitou todas as reivindicações, inclusive as que não têm impacto orçamentário, ofereceu o mesmo reajuste para as outras categorias do funcionalismo, e ainda incluiu medidas que fragilizam a carreira do seguro social, como aumento do número de referências abaixo da tabela atual (o que reduz o salário de ingresso) e a extinção do comitê gestor da carreira, que é um instrumento de negociação coletiva sobre a reestruturação da carreira conquistado na greve de 2015 e que nunca foi instalado pelo governo.

A avaliação é que a postura do governo não configura negociação, e procura impor derrota e humilhação aos servidores do INSS.

Na terceira rodada da Mesa de Negociação Específica do INSS, que acontecerá na próxima quarta-feira (03/04) vamos reafirmar as reivindicações apresentadas, cobrar o reconhecimento do acordo de greve de 2022, e instalação de negociações efetivas.

É fundamental que os colegas sigam acompanhando o resultado da Mesa Específica e comecem a discutir nos grupos e locais de trabalho a organização da greve para o dia 16/07, caso o governo mantiver a postura truculenta e desrespeitosa e não se sujeitar a negociar.