Informe da Reunião do Comando de Mobilização – 11 de julho

Informe Reunião do Comando de Mobilização – 11 de Julho

Nesta quinta-feira (11), o SindisprevRS realizou a reunião do Comando de Mobilização da Greve do INSS, programada para começar em 16 de julho, por tempo indeterminado. O encontro, que ocorreu de forma híbrida, discutiu estratégias de mobilização e comunicação.

Em visitas a diversas agências ficou evidente o apoio dos colegas às pautas, embora alguns ainda desconheçam os ataques do governo à nossa carreira, que se intensificaram após a proposta apresentada pelo governo em 03 de julho e rejeitada pela assembleia específica do INSS ocorrida em 06 de julho de 2024. Entre os ataques estão o rebaixamento das remunerações iniciais com a criação de três novas referências iniciais, passando a atual tabela de 17 referências para 20 referências e, por consequência, a desvalorização da carreira. Além disso, há o congelamento do valor do ponto da GDASS nos dois anos do acordo (tendo em vista que o reajuste se dará somente sobre o vencimento básico), a criação da GAT (uma gratificação fixa que substituirá a GAE, atualmente equivalente a 160% do vencimento básico) e a extinção desta e do teletrabalho.

Grande parte dos servidores indicou que aderirá à greve. A mobilização continuará entre os servidores em teletrabalho, com a criação de materiais específicos para esse grupo. Durante essas visitas, foram solicitadas reuniões de mobilização em outros locais do estado, demonstrando o esforço contínuo do sindicato em engajar todos os trabalhadores. Foi relatado também que algumas chefias pressionaram dizendo que a greve não teria impacto, mas a pauta de reivindicações tem recebido apoio significativo, e a adesão à greve ainda está em discussão entre os servidores.

O setor de comunicação do SindisprevRS está produzindo materiais gráficos e digitais, incluindo faixas, camisetas, banners e vídeos, para apoiar a mobilização. Um dos vídeos contará com a assessoria jurídica do sindicato, esclarecendo os direitos dos trabalhadores em greve.

Foi destacada também a importância de dialogar com parlamentares em Brasília sobre as condições do INSS e as reivindicações da categoria, buscando fortalecer o movimento e obter apoio político.

A mobilização do SindisprevRS segue firme, com a expectativa de uma grande adesão à greve a partir de 16 de julho.