51 3284-1800

SindisprevRS OF

RELATÓRIO DA REUNIÃO COM A SUPERINTENDENTE DA REGIONAL SUL DO INSS

COMPARTILHE:

           Na tarde desta sexta-feira, 22 de junho de 2012, os diretores da FENASPS e dos Sindicatos dos Estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina foram recebidos pela Superintendente da Regional Sul do INSS, Raquel Marshall Gadea, Assessoria Administrativa e Equipe de Qualidade de Vida, para tratar de questões relativas às condições de trabalho, envolvendo aspectos relativos aos problemas prediais, de saúde e segurança no trabalho que atingem os servidores que atuam na Regional Sul do INSS.

     O encontro teve inicio com o retorno das questões levantadas na última reunião, pela apresentação dos dados sobre afastamentos por motivos de saúde, nas unidades em que está implantado o SIASS – Santa Maria – RS, Porto Alegre – RS, Florianópolis – SC e Curitiba – PR – comparando-se os períodos de março a junho de 2011 e 2012, constatando-se que, após a implantação do turno ininterrupto, houve redução dos afastamentos dos servidores.

       Foi apresentado, ainda, levantamento dos servidores que já gozam do benefício do Abono Permanência, o que revela que a maioria já cumpriu com o tempo mínimo para a concessão da aposentadoria.

    Fomos informados que vem sendo feito estudo pela equipe de Engenharia da Regional Sul, para apurar as condições ambientais e estruturais de cada um dos locais de trabalho da Regional Sul. A equipe do programa de Qualidade de Vida apresentou a preocupação com o adoecimento dos servidores por doenças osteo-musculares e especialmente doenças causadas por sofrimento mental e emocional, que vem aumentando em relação aos períodos anteriores. Analisando o quadro apresentado, os mesmos manifestaram preocupação sobre a importância do mapeamento da complexidade dos trabalhos realizados pelo servidor do INSS; a definição do tempo necessário para cada tarefa; a necessidade de trabalhar com a informação para buscar diminuir as pressões, reconhecendo que “É obrigação do Empregador conhecer o trabalho e cuidar da manutenção da saúde do servidor”.

         Os diretores presentes reiteraram sua preocupação em relação às condições de trabalho, os graves problemas prediais, falta de servidores e o assédio moral. Denunciamos a gravidade situação da água consumida nos locais de trabalho, já que não há certeza da potabilidade da mesma em todos os locais, destacando as situações que merecem ação imediata, como a APS de Rio do Sul (enchente); APS São Borja (risco de desabamento); GEX-Poa (Elevadores em pane), etc.

     Visando acompanhar o tratamento dos problemas elencados, decidiu-se criar um Grupo de Trabalho, por proposta da Superintendência, que encaminhará as soluções, priorizando a segurança, a questão da água e a criação de comissões por local de trabalho, em consonância com o Memo 12/2010, que criou o programa Qualidade de Vida. Na segunda quinzena de julho ocorrerá nova reunião para dar continuidade à proposta do GT e retorno dos problemas apresentados.

      A Superintendente apresentou os indicadores de desempenho Nacional, registrando a preocupação sobre os índices da Regional Sul que estão muito aquém das metas e da média nacional. Informou que foi construído um Plano de Ação Emergencial na tentativa de adequar os indicadores às metas. O tal plano, que já foi apresentado para as Gerências Executivas e de APS, na última quinta-feira, deverá ser implementado imediatamente e durante os próximos 90 dias.

         A Superintendente garantiu que a Ação Emergencial não é obstáculo para a manutenção do turno estendido e poderá servir de critério de ampliação para as APS não contempladas, posteriormente. Além disso, a participação nas ações do plano emergencial é facultativa e aberta a qualquer servidor do INSS, independentemente de lotação. Também frisou que acompanhará in loco, nas Gerências, as 126 APS selecionadas para a Ação, e a execução do Plano Emergencial será objeto de avaliação dos gestores, com correspondentes incentivos ou restrições, conforme os resultados obtidos.

        A Superintendência recebeu o Ofício que informa a data da realização do Seminário Regional Sul de Saúde do Trabalhador, que acontecerá no período de 16 a19 de agosto de 2012, em Santa Catarina.

Imagens

MAIS NOTÍCIAS

REDES SOCIAIS

AVISOS

CONTEÚDOS