Relatório da Reunião do SindisprevRS COM A GEAP – DIFIN

Conforme informado anteriormente, o SindisprevRS solicitou uma reunião com o Diretor Presidente e com a Diretoria Financeira da GEAP. As diretoras do Sindicato Ana Lago, Rosani e Sara, estiveram em reunião na tarde dessa terça-feira (13) na sede da GEAP, em Brasília, na Diretoria Financeira (DIFIN) para tratar sobre a questão do parcelamento e isenção de pagamento da GEAP devido à calamidade climática se abateu sobre o nosso estado.

A reunião foi com a Diretora Sílvia Bottin e com o Conselheiro Ronald Aciolli. De início informamos que havíamos enviado ofício ao Diretor Presidente da Geap solicitando a isenção do pagamento do mês de maio para os servidores beneficiários da GEAP pela catástrofe ocorrida, mas que não havíamos recebido retorno e expusemos a situação em que ainda está submetido o Estado do Rio Grande do Sul e os servidores atingidos direta ou indiretamente pela enchente. Foram expostos os motivos de não ter havido de início a isenção do pagamento das mensalidades.

O Conselheiro nos informou que o Diretor Presidente havia encaminhado à Presidente do CONAD a solicitação de isenção ad referendum do Conselho pela urgência do momento, mas que a Presidente não quis assinar a isenção, e sim, o parcelamento. Devido ao tempo exíguo se optou pelo parcelamento. Foi informado ao conselheiro que o parcelamento trouxe insegurança para muitos que mesmo sem condições fizeram empréstimo para poder pagar no tempo com medo de perder o plano.

Mesmo com o parcelamento, foi reafirmada a necessidade de que a Diretoria Financeira encaminhe novamente a isenção de mensalidade. A diretora e o conselheiro se comprometeram a elaborar estudo com o impacto orçamentário e posteriormente nos enviar. E se necessário será feita uma nova reunião.

A diretora Silvia ainda informou que todos os servidores que tenham dificuldade de entendimento, de pagamento ou que já tenham outro parcelamento que entrem em contato com a Geap ou informem o Sindicato para que possamos auxiliar neste momento de dificuldades que todos estão vivendo.

Também foi relatada a falta de rede no interior, especialmente em Ijuí, São Borja, Santa Cruz e Rio Grande e da necessidade de fiscalização dos convênios por parte da GEAP tendo em vista uma série de reclamações que os servidores têm nos informado com cobrança “por fora”.

O SindisprevRS se comprometeu a encaminhar essas denúncias para providências.

O SindisprevRS reafirma a sua luta política para que o governo aumente o valor do percapita nos moldes já encaminhados nas pautas de reivindicações, e que está junto ao Congresso buscando audiência pública para que se tenha no governo política de saúde para todos os servidores.