Com o artigo de título: Os impactos da pandemia da COVID-19 na saúde dos servidores federais agudizados pelo modelo de gestão gerencialista associados ao uso de tecnologia: da saúde à dor do trabalho, o SindisprevRS (representado pela SST) participou do XVIII ENCONTRO NACIONAL DA ABET (Associação Brasileira de Estudos do Trabalho), realizado entre os dias 5 e 9 de setembro, em Brasília. O trabalho foi apresentado por Fabiane Machado, psicóloga do SindisprevRS, acompanhada da diretora Rosângela Rodrigues, e fundamenta-se na experiência interdisciplinar da Saúde do Trabalhador no movimento sindical junto ao SindisprevRS.
Como diagnóstico das condições de trabalho, o estudo apontou a crescente precarização do serviço público federal, situação que demanda novas ações para a intervenção sindical. O trabalho é resultado dos últimos anos (2019-2023) de ações desenvolvidas pela Secretaria de Saúde do Trabalhador (SST) do SindisprevRS, o que permitiu construir um diagnóstico situacional da saúde dos servidores federais da Saúde, Trabalho e Previdência Social.
É importante ressaltar o fato dos dados não serem publicizados pelo governo federal. Coube ao artigo, diante da relevância do tema, observar os efeitos da implementação de novas tecnologias juntamente com o modelo de teletrabalho acentuados nesses últimos anos (especialmente durante a Pandemia de COVID-19), resultando no fortalecimento das ações do sindicato perante a luta contra a precarização do serviço público federal, bem como exigindo a proteção da saúde dos trabalhadores federais diante dos agravos sofridos no cotidiano de trabalho nas políticas públicas e sociais.
Leia o artigo em anexo abaixo: