Nesta quarta-feira(16), o SindisprevRS participou de uma ação unificada entre estudantes e trabalhadores, contra a PEC 55 (ex-241), em apoio às lutas da classe trabalhadora e às ocupações. Promovido pelo FÓRUM EM DEFESA DO SUS-RS, o seminário discutiu “A PEC 55 e os impactos do SUS”, além de realizar uma plenária de preparação para o próximo período de lutas e para o Seminário da Frente Nacional Contra a Privatização da Saúde. A atividade ocorreu no Barracão de Greve da ASSUFRGS, no campus central da UFRGS, em frente a FACED, atualmente em luta e ocupada, com amplo apoio e participação de entidades, movimentos sociais e estudantis.
Conforme a organização, no debate ficou clara a grande ofensiva neoliberal e de reorganização do capital, onde a decisão política tomada pelo governo golpista e subserviente ao imperialismo tira da classe trabalhadora para garantir lucro e poder à classe dominante, cabendo aos movimentos fortalecer as lutas e resistir aos ataques.
Também foi definida uma agenda de mobilização junto a outros movimentos e o calendário de lutas do Fórum em Defesa do SUS:
17/11:
16:00: Abraçasso à Escola de Saúde Pública: Contra o desmonte da ESP e contra o PL 181/16. Local: ESP
17:30: Reunião da Frente Gaúcha em Defesa do SUAS e da Seguridade Social. Local: SIMPA
25, 26 e 27/11:
Seminário da Frente Nacional Contra a Privatização da Saúde, em Goiânia.
25/11:
Mobilização contra PEC 241 / Greve Geral: Agenda do dia ainda não divulgada
29/11:
Primeiro turno de votação da PEC 55 no Senado;
Caravana à Brasília das Centrais Sindicais, Entidades, movimentos sociais e estudantis;
Agenda de mobilização nos Estados ainda não divulgada.
07/12:
Conselho Nacional de Saúde – debate nas Assembleias Legislativas nos Estados sobre a PEC 241 e organização da marcha em defesa do SUS
10/12:
Atividade Cultural do OcupaSUS no viaduto do Broklin (na avenida Loureiro da Silva)
13/12:
Segundo turno de votação da PEC 55 no Senado;
Agenda de mobilização nos Estados ainda não divulgada