Na tarde de hoje (04), foi realizado, na sede do SindisprevRS, o VII Seminário Nacional do Fórum Nacional das Trabalhadoras e Trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (FNTSUAS) com colaboração do Conselho Regional de Serviço Social – CRESS 10ª Região, CRESS-RS. As reuniões que seguem até o domingo promovem discussões de caráter democrático e público, abordando temas como a Política de Assistência Social e as condições e problemas relacionados à execução dessa política, dificuldades sociais e conjunturas macro políticas.
Cerca de 60 pessoas entre profissionais da assistência social, psicólogos, terapeutas, advogados e membros da sociedade civil, reuniram-se em atividades que promoveram a reflexão e o debate sobre o desmonte que as políticas públicas e estatais vem sofrendo. Atualmente, existem, apenas 360 servidores concursados no SUAS e outros mil trabalhadores terceirizados, submetidos a precarização das relações de trabalho, muitos não recebem nem o piso da categoria.
O Seminário discute também estratégias de integrar os servidores terceirizados, para compor a luta em defesa da Assistência Social, e melhorar as condições de trabalho para o exercício da função.
Na mesa de abertura estava a diretora do SindisprevRs, Carmen Fosch. Carmen lembrou que a Previdência e o INSS estão “no olho do furacão” em meio às reformas previdenciária e administrativa. Fosch relatou que “muitos servidores estão se aposentando em função das mudanças da reforma da previdência” o que prejudica a saúde dos servidores da ativa, em função da alta demanda de trabalho, diminuindo o acesso da população à política de previdência.
No domingo (6), acontecerá a VII Plenária Nacional coordenado pela secretaria do FNTSUAS, Vânia Machado e com apoio do Fórum Estadual dos Trabalhadores do SUAS do Rio Grande do Sul (FETSUAS/RS), Agnaldo Engel Knevitz.
Na pauta estão: Conjuntura Nacional e compromissos da agenda de lutas do FNTSUAS e a Conferência Nacional Democrática de Assistência Social – CNDAS – sistematização das propostas das oficinas.